DOSSIÊ HTGAWM: SHONDA RHIMES

ESTÁ NO AR! A mais nova coluna em que não só Annalise é protagonista acaba de sair quentinha do forno! Mas antes de tudo, vamos às apresentações…

Bom, eu sou o Marcelo, estudante de Direito, apaixonado por séries e, como não podia deixar de ser, How To Get Away With Murder já é uma das minhas preferidas. Sendo assim, eu tinha que encontrar alguma forma de poder falar da série ou ao menos me incluir nesse mundo, e com o “Dossiê HTGAWM” o meu desejo poderá ser realizado.

Sendo bem objetivo, a coluna vai nos permitir conhecer melhor os atores, personagens, produtores e tudo mais o que possa estar presente no universo da série. O intuito aqui não é de seguir qualquer formalidade, e sim, de fazer com que o público da série a conheça nos mínimos detalhes. A coluna será mensal, postada sempre na segunda quinta-feira do mês. Se o investigado tiver muita história de vida, a coluna será dividida em duas partes, sendo a segunda parte publicada uma semana depois. Espero que gostem, então, sem mais delongas, daremos início ao trabalho de investigação!


ILUSTRÍSSIMOS SENHORES LEITORES DE COLUNAS DE TODO O TERRITÓRIO BRASILEIRO E QUEM SABE, MUNDIAL.

Marcelo Lourenço, estudante de Direito, colunista do HTGAWM Brasil, vem, respeitosamente, à presença de vossas senhorias apresentar o DOSSIÊ HTGAWM, que, nesta semana, coletou informações sobre a showrunner mais poderosa da TV americana, a genial e inigualável

[highlight ]SHONDA RHIMES[/highlight]

Isso mesmo, porque é pra chegar chegando!
Isso mesmo, porque é pra chegar chegando!

I – DADOS GERAIS

Nome Completo: Shonda Lynn Rhimes, mais conhecida como “Shondanás”

Data de Nascimento: 13 de Janeiro de 1970, atualmente com 45 anos de idade

Local de Nascimento: Chicago, Illinois, Estados Unidos da América. Viveu em Chicago até seus 3 anos, depois se mudou para Park Forest South (hoje conhecido como University Park)

Profissão: Roteirista, Cineasta e Produtora-Executiva

II – DA INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E ESTUDOS

Consta, dos vários testemunhos e pesquisas feitas, que Shonda é a mais nova dentre seis irmãos. Seu pai, Llee Rhimes, é um administrador de Universidade e sua mãe, Vera, uma ex-dona de casa, agora professora de Universidade.

Desde cedo, Little Shonda demonstrava certo talento para contar histórias, antes mesmo de aprender a soletrar, a menininha já gravava histórias para depois transcrevê-las. Estudou em escola pública até a quarta série, depois se transferiu para escolas católicas, primeiro para a St. Mary’s e depois para a Marian Catholic High School.

Shonda cresceu, e enquanto cursava o ensino médio, se tornou voluntária em um hospital (os voluntários de hospitais são conhecidos como “candy stripers” nos EUA), entregando flores e comida para os pacientes e ajudando a cuidar dos recém-nascidos, e isso a fez se interessar muito por ambientes hospitalares. Chegou inclusive a dar uma declaração sobre tal período:

“Eu definitivamente acho que isso afetou minha visão sobre os hospitais. Não no sentido de ver os residentes bonitos caçando relações sexuais pelos corredores” disse ela, dando risadas. “Mas o fato de me sentir confortável em ambientes hospitalares realmente veio desse trabalho”

No fim dos anos 80, Shonda conseguiu entrar na Universidade Dartmouth, em New Hampshire, uma das mais respeitadas do país, que inclusive faz parte da famosa “Ivy League”. Ela se formou em 1991 em Literatura Inglesa e Escrita Criativa.

Universidade de Dartmouth
Universidade de Dartmouth

Seus pais, apesar de apoiarem seu talento, começaram a encorajá-la a arranjar um “emprego de verdade”, foi aí que ela se mudou para São Francisco, para trabalhar com publicidade. Mas, passado algum tempo, a investigada percebeu que odiava trabalhar com isso.

Decidiu então estudar “Roteiro para TV e Cinema”, e se formou em 1994, na University of Southern California, na School of Cinema-Television, recebendo o título de Master of Fine Arts (MFA).

III – DOS FATOS MARCANTES DA CARREIRA

1995: Começou como diretora de pesquisa para o filme “Hank Aaron: Chasing the Dream”

1996: vendeu seu primeiro script, um piloto de uma série sobre correspondentes femininas de guerra, mas o piloto nunca foi produzido.

1999: Contratada para escrever um filme da HBO sobre Dorothy Dandridge, intitulado “Introducing Dorothy Dandridge” que tinha como protagonista a lindíssima Halle Berry, e que foi aclamado pela crítica e ganhou vários prêmios.

2001: Contratada para fazer um filme para a cantora Britney Spears. Foi criado então Crossroads, que apesar de não ter agradado tanto a crítica, proporcionou à investigada maior contato com os jovens e a cultura pop.

crossroads

2004: Trabalhou com sua estrela, Julie Andrews, no filme “Princess Diaries II: Royal Engagement”.

2005: A ABC comprou a série na qual ela vinha trabalhando, “Grey’s Anatomy”, que estreou em 27 de março de 2005, um sucesso estrondoso.

2007: Criou e produziu o spin-off de Grey’s Anatomy, “Private Practice”, que estreou em 26 de setembro de 2007. O series finale foi ao ar em 22 de janeiro de 2013.

2011: ABC encomendou o piloto de “Scandal”, que veio a estrear em 05 de abril de 2012.

2013: Foi encomendado o piloto de “How To Get Away With Murder”, e o primeiro episódio foi ao ar pela ABC em 25 de setembro de 2014.

2014: Apareceu como ela mesma em um episódio da terceira temporada de “The Mindy Project”.

Séries que a renomaram e continuam mostrando a genialidade da investigada
Séries que renomaram e seguem escancarando a genialidade da investigada

CONTINUA NA PRÓXIMA SEMANA…

Eai pessoal, o que acharam desta primeira parte do dossiê?! Quem não conhece a magnífica Shonda Rhimes está conseguindo ter uma boa referência? O dossiê sobre a produtora continua na semana que vem, mas não esqueçam de deixar seus comentários! Ah! Aceito sugestões para os próximos investigados!

About the author

Paulistano, 20 anos, apaixonado por televisão, em especial por séries. Apenas mais um estudante de Direito louco pra ter aulas com Annalise!