Durante uma entrevista à revista Entertainment Weekly, o showrunner de How to Get away with Murder, Pete Nowalk, falou sobre o destino da série na próxima temporada, os mistérios que ainda rondam após o final da 4° temporada e citou um pouco de cada personagem. Confira a seguir a entrevista:

EW: Você parece estar sugerindo que Gabriel é o filho de Bonnie, que ela não sabia estar vivo. É justo afirmar isso? O que você pode adiantar sobre a direção da história se a série for renovada para a 5° temporada?

Pete: Obviamente isso é um grande mistério. Estamos insinuando que ele é o filho de Bonnie. Tudo o que sabemos é que Frank ligou para alguém e disse “O filho dela está aqui”. Esse pronome, ela, envolve muitos de nossos personagens e talvez personagens que ainda não conhecemos. Nós não sabemos com quem Frank está falando, então isto é realmente um grande mistério para a próxima temporada.

EW: Como Bonnie vai lidar com isso na próxima temporada? E eles vão contar a ela a verdade?

Pete: Se é Bonnie, a pergunta é: ela sabe? Ou ela não sabe? Acho que a sua reação virá de lá. Mas todas essas perguntas são coisas que eu quero que as pessoas pensem sobre e reflitam através do hiato.

EW: Laurel matou sua mãe?

Pete: Tudo que irei dizer é que os arranhões não são de um gato [risos]. Isso é um mistério. Você está captando todos os nossos suspenses – Como diabos Laurel conseguiu esses arranhões, e onde diabos está a mãe dela, e Laurel sabe algo que ela não contou a ninguém?

EW: Michaela também fez algo muito sombrio, que é conseguir com que Simon seja deportado. Com que tipo de culpa os personagens estão lidando? Ou isso é mais sobre um desses personagens voltando-se oficialmente para o lado sombrio?

Pete: Acho que todos os personagens estão constantemente lutando entre si e fazendo algo bom para o mundo. Eles estão divididos entre a escuridão e a luz. Eu amei que Michaela realmente entrou em sua própria personagem foda, amoral, mas com caráter protetor. Desde o começo, todos eles fizeram coisas realmente sombrias e lidaram com a culpa. Na próxima temporada, se eles são culpados ou não, vai depender se eles fizerem alguma coisa ruim, mas eu amo que Michaela se sinta como se tivesse levado um para a equipe. Ela fez o que era difícil e o que era amoral para proteger a todos eles, e acho que foi uma decisão realmente forte.

EW: A ameaça de Jorge foi efetivamente neutralizada?

Pete: Jorge estar na prisão o neutralizou muito e deu à nossa equipe uma vitória. Eu não acho que isso significa que eles irão parar de se preocupar com ele. Obviamente o homem é realmente perigoso e ligado. Muitos mafiosos e criminosos ainda realizam seus negócios dentro de uma prisão. Mas por enquanto, nossa equipe sente que conseguiu uma grande vitória.

EW: Annalise ganhou o seu caso na Suprema Corte. A próxima temporada terá muito a ver com eles repetindo estes casos?

Pete: Isso terá a ver com a repetição dos casos. Realmente, apenas lança Annalise a um novo lugar profissional. É uma grande vitória. Sua posição, que havia diminuído tanto durante a temporada, melhorou drasticamente. Ela vai para a próxima temporada com muito mais poder profissional. Eu não acho que ela vai querer largar estas pessoas e estes casos. Ajudando a fazer o bem e ajudando a corrigir a justiça criminal tem lhe dado um pouco de vida, e não a vejo se afastando disso.

EW: Onde será a nova temporada, em termos de ano letivo? Será um ano novo?

Pete: Ainda não decidi. Isto é sempre uma opção. Há sempre a opção que nós aumentamos para a frente do tempo também. A maioria dos estudantes, eu gostaria que eles estivessem no último ano da faculdade de direito na próxima temporada se nós selecionarmos lá. Obviamente, se Frank está qualificado para entrar em Middleton? Isto é um grande se. E Connor, a mesma coisa: ele vai ficar um semestre atrás de todos, mesmo se ele entrar? Eu realmente não decidi o que iremos fazer. Eu sou realmente flexível na linha do tempo, contudo. Eu estou apenas esperando para mudar a série de ano para ano e não voltar a velha fonte.

EW: Você pode falar sobre a jornada de Connor na próxima temporada e seu casamento com Oliver?

Pete: Agora mesmo, eu acredito que o casamento irá acontecer com aspecto proeminente na próxima temporada de uma forma que me anima, porque é excêntrico e diferente de tudo que já vi. Ele e Oliver passaram por tanta coisa juntos. Eles ainda irão lutar, mas ambos estão realmente comprometidos um com o outro e querem se casar. Para mim, é emocionante ser capaz de escrever um grande casamento gay de uma maneira que seja muito diferente. Ele estava desanimado e perdido durante toda a temporada, mas a ação coletiva e o que Annalise fez lhe deram a sua vida. Todos eles têm um propósito: eles querem fazer o bem para compensar todo o mal que fizeram a outras pessoas. Eu acho que isso lhes dá um verdadeiro segundo fôlego.

EW: Bonnie parece estar encontrando um novo romance com seu colega Ronald. O que você pode adiantar para a próxima temporada? Aliás, ele pode ser realmente confiável?

Pete: Sim, isso é realmente muito complicado. Bonnie deveria estar flertando com alguém do escritório da promotoria? Provavelmente não é uma decisão segura. Mas tudo que ela realmente fez foi se esquivar. Eu fiquei animado por ver Bonnie sorrir, e eu penso que essa é uma das minhas cenas favoritas no nosso final. Foi como o ato de uma peça pra mim. Eles eram tão vivos e felizes. Eu acho que em geral esta é uma direção que quero continuar. Se isso se transformará em algo real ou não, vamos ver. Se isso se transformar em algo real, Bonnie é inteligente, então talvez ela tenha um plano secreto. Quem sabe?

EW: Nate guardou os arquivos de Denver. Por qual razão? Aos poucos outras informações saíram destes arquivos?

Pete: Estou animado sobre estes arquivos, por causa das questões que tem havido desde o início da série, por quê Annalise realmente escolheu cada um destes estudantes? Obviamente ela conhecia muito sobre cada um deles; ela está dando a entender isso de vez em quando. Ainda há muita coisa nesses arquivos. Nate tem muito poder com esses arquivos. Eu não quero dizer se ele tem boas ou más intenções agora. Obviamente, Nate tem feito parte da equipe de Annalise nas últimas temporadas, e eu acho que ele pode encontrar algo nesses arquivos que muda de ideia, ou ele pode encontrar algo que o faz gostar de todos, ainda que um pouco mais. Isso me deixa animado, é que eu acho que tem muito mais a ser explorado do passado dos personagens. Eu não estou dizendo que eles possuem um passado criminoso, mas segredos interessantes. É uma grande caixa de Pandora.

EW: O que você pode adiantar sobre Asher seguindo em frente, agora que ele está solteiro e com raiva?

Pete: Estou animado para ele, porque a raiva dele irá lhe alimentar. Ele é um cara realmente irritado, e ele coloca isso pra fora em explosões de raiva, que nós vimos resultar em assassinato. Mas estou animado para vê-lo conseguir entrar em si mesmo. Ele tem estado um pouco reprimido nas sombras e ausente do grupo. Eu acho que ele tem uma real oportunidade de estar de pé aqui e ver se ele desistiu muito dele mesmo. Ele entrou como um republicano idiota, mas talvez ele tenha ido para longe demais do caminho. Estou animado para vê-lo crescer e se tornar quem ele realmente é.

Lembrando que How to Get away with Murder não foi oficialmente renovada para a 5° temporada.